RETORNO DO INVESTIMENTO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
- 25/02/2021
- Posted by: user
- Categories: Contabilidade e Finanças, Economia, Inovação, Pesquisa competitiva, Planos de Negócios

Os fatores que devem ser calculados no retorno do investimento em automação são, o aumento da demanda, expansão da planta industrial e a economia nos custos de produção são algumas das razões para que uma fábrica escolha implantar a automação industrial em seus processos. Além disso, a automatização pode ser vista como um diferencial competitivo, atraindo mais clientes e investimentos.
O mercado global de cobots, que em 2016, movimentou US$ 116 milhões, deve alcançar, em 2025, US$ 11,5 bilhões. A previsão dos analistas de bens capitais do Barclays, uma renomada instituição bancária londrina, a expectativa é que cresça de forma exponencial o uso nos próximos anos, em todos os segmentos industriais e em fábricas de todos os portes.
Ganhos e economias
É possível aumentar a produtividade, reduzir a quantidade de retrabalhos e compras de materiais e contratar menos colaboradores, ao implementar sistemas de automação industrial. Ainda assim, são evidentes a redução de acidentes de trabalho, melhor utilização de planta fabril e os ganhos de qualidade no produto final.
Por exemplo, as máquinas conseguem fazer um trabalho em maior quantidade, priorizando o menor tempo e a melhor qualidade, dando assim um retorno máximo para a indústria e a economia.
Retorno do investimento (ROI)
É comum perceber um ROI positivo ao longo do tempo devido aos menores custos de produção, a maior velocidade para produção de mesma quantidade e menores custos com retrabalhos e processos demorados.
O ROI pode ser calculado a partir desta fórmula: o lucro obtido, subtraído pelo valor que foi inicialmente investido, e esse total dividido também pelo valor inicial investido.